Conheça os 3 benefícios das tecnologias para tomada de decisão

A Transformação Digital mudou consideravelmente a dinâmica dos modelos de negócios e isso gera efeitos diretos no mercado, na economia e na vida em sociedade. Uma boa gestão de TI é aquela que racionaliza o alcance dos objetivos de uma instituição sem incorrer em custos e riscos desnecessários. Conhecer um pouco mais sobre as tecnologias para tomada decisão é uma boa alternativa para melhorar o posicionamento da sua marca.

Os serviços de consultoria em TI podem alavancar os resultados do seu negócio. É uma forma de contar com o apoio de especialistas e se aproximar dos profissionais com mais vivência de mercado. Ficou interessado no assunto? Então, conheça agora os três benefícios das tecnologias para tomada de decisão na sua empresa. Venha comigo e boa leitura!

O que são tecnologias para tomada de decisão?

Consiste em uma série de sistemas integrados para fornecer informações consolidadas aos gestores e membros da alta administração. Por meio da junção de várias fontes de dados, rotinas e processos de negócios, consegue-se organizar os conhecimentos e a inteligência de uma empresa, órgão público ou empreendimento. O esforço aqui é facilitar as tomadas daquelas decisões mais críticas e estratégicas.

É importante também se manter atualizado com os principais termos sobre tecnologias para tomada de decisão. Command Center, Sistemas SAP, Machine Learning, Engenharia de Dados, Servidores de Backup, Big Data e Alta Disponibilidade são bons exemplos disso. Os negócios estão cada vez mais dependentes da tecnologia e isso reforça a relevância de uma arquitetura de TI bem desenhada e estruturada.

Segurança

Independentemente do tamanho e do nicho do seu negócio, a segurança da informação é um assunto sempre relevante. Trata-se de um cuidado para evitar incidentes de vazamento de informações, inconsistências de dados e acessos não autorizados aos seus sistemas internos. As soluções da Capital Tecnologia utilizam algoritmos de criptografia e de autenticação de usuários.

Os sistemas computacionais mais críticos contam com rotinas de sincronização e de backups constantes dos dados. O objetivo é manter essas informações protegidas e acessíveis. Esse aparato tecnológico contribui para o aumento da credibilidade profissional do seu negócio. Uma arquitetura de sistemas e de redes consistente é um ativo primordial para se diferenciar da concorrência.

Personalização

Como organizar as informações produzidas pelo seu negócio? É possível controlar os custos da sua empresa? O objetivo das tecnologias para tomada de decisão é justamente consolidar os dados mais relevantes de acordo com as demandas dos usuários e com a realidade da sua organização. Os sistemas personalizados podem ser uma alternativa interessante visto que são customizáveis e conseguem extrair inteligência das suas rotinas internas.

A personalização das tecnologias para tomada de decisão é uma aplicação do conceito de Self-Service Solutions. A ideia é justamente fornecer produtos e serviços de acordo com as necessidades dos seus clientes dentro dos custos, tempo e qualidade planejados. Trata-se de uma demanda que requer o apoio de consultores especialistas e que pode melhorar os seus resultados no médio e longo prazo.

Escalabilidade

Os investimentos em tecnologias digitais atraem um número cada vez maior de adeptos. O mercado já notou que essa é uma opção vantajosa e com possibilidades de ganhos de escala. Os sites de e-commerces movimentam quantias consideráveis de dinheiro e contam com sistemas de apoio às decisões no seu background. Trata-se de uma estrutura expansível e rastreável.

As tecnologias para tomada de decisão são escaláveis e permitem aos negócios aumentar sua base de clientes sem gastar mais com o aumento de suas instalações físicas. Procura-se a melhor experiência de serviços possível. A computação em nuvem também pode ser uma boa aliada no atendimento desses requisitos. A escalabilidade acontece quando se consegue aumentar a capacidade computacional de acordo com os objetivos do seu negócio.

Enfim, essas são as três vantagens que as tecnologias para tomada de decisão podem proporcionar para o seu negócio. Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das melhores novidades sobre desenvolvimento de sistemas, engenharia de software e consultoria de TI.

Sobre o Autor

Pedro Londe escreve artigos sobre tecnologia, desenvolvimento de sistemas, inovação e Gig Economy e administra o site https://pedrolonde.com/

Um brasileiro que acredita no poder do trabalho, da disciplina, da pesquisa e dos conhecimentos aplicados. 

Fique por dentro!